Dra. Nara Brito Ginecologista e Obstetra CRM-RO 3708 RQE 1428

Dispositivos Intrauterinos – DIUS

Os dispositivos intrauterinos (ou “DIUs”) são opções muito seguras e muito utilizadas por mulheres de todas as faixa etária.

No mercado existem atualmente três tipos de DIU: o DIU de cobre (mais antigo) e os DIUs hormonais MIRENA e KYLEENA (mais recente). Todos muito eficazes e com a mesma função: impedir que o espermatozoide fertilize o óvulo. A diferença é que com o DIU de cobre as alterações no muco cervical são estimuladas pelo metal – liberado em pequenas quantidades no útero, enquanto que o DIU hormonal (MIRENA) tem esse efeito com a progesterona. Com isso, o DIU hormonal, na maioria dos casos, ajuda a reduzir o fluxo menstrual e também tem impacto positivo sobre as cólicas, algo que não é observado com o DIU de cobre. No entanto, por não conter hormônios, o DIU de cobre geralmente tem menos efeitos colaterais, como alterações de peso ou diminuição da libido.

Já o DIU Kyleena, que chegou há pouco tempo no Brasil, é consideravelmente menor que o Mirena e o DIU de cobre, sendo uma ótima opção para mulheres com úteros menores, como as adolescentes. Além disso, ele libera menos hormônios que o DIU Mirena, por exemplo, o que provoca uma diminuição dos efeitos colaterais.

Importante lembrar que antes de optar pelo DIU é necessário realizar um check-up completo, para garantir sua eficácia e também definir, junto com a Ginecologista a melhor opção para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?